Video Youtube sobre Leonardo
Opondo-se à visão Teocentrica da Idade Média os Humanistas procuravam enaltecer as virtudes humanas e o génio de principes, monarcas e sábios do Renascimento desenvolvendo assim uma visão do mundo que se designou de Antropocêntrica.
O Homem e as qualidades e virtudes foram postos em evidência pelos humanistas. Promoveram uma atitude individualista que estava na base dos grandes feitos humanos e promoveram o espírito crítico e não conformista em relação à análise dos problemas da sociedade e ao saber estabelecido sobre o homem e o mundo em geral.
O Naturalismo desenvolveu-se também como perspectiva de análise do mundo. A reprodução e descrição fiel da natureza e do Homem foi utilizada por pintores, escultores, escritores e pensadores.
Descrever com rigor os fenómenos da natureza e a morfologia dos seres vivos tornou-se uma das conquistas deste movimento que passou também a olhar para a existência humana como algo mais material e menos místico do que na época medieval.
Foram grandes humanistas: Erasmo de Roterdão, Nicolau Maquiavel, Luis de Camões, Duarte Pacheco Pereira, André de Gouveia, Damião de Góis, Shakespeare, etc (livro pág. 62).
Sem comentários:
Enviar um comentário