O desenvolvimento de infraestruturas: transportes e meios de comunicação
Portugal Na Segunda Metade
Os transportes e as comunicações foram os sectores principais de investimento por parte do Estado. Contra o atraso estrutural que impedia comunicações eficazes entre cidades do interior e do litoral os governos da Regeneração procuraram modernizar as comunicações do país criando um mercado nacional. Tal política designou-se de Fontismo palavra oriunda do dinamizador deste movimento de modernização, o engenheiro António Fontes Pereira de Melo desde 1852.
Portugal Na Segunda Metade
Os transportes e as comunicações foram os sectores principais de investimento por parte do Estado. Contra o atraso estrutural que impedia comunicações eficazes entre cidades do interior e do litoral os governos da Regeneração procuraram modernizar as comunicações do país criando um mercado nacional. Tal política designou-se de Fontismo palavra oriunda do dinamizador deste movimento de modernização, o engenheiro António Fontes Pereira de Melo desde 1852.
- Investimentos na construção rodoviária
- Construção das primeiras linhas de caminhos de ferro em 1856, entre Lisboa e o Carregado, com a sua ampliação rápida por todo o país desde o litoral às zonas mais escondidas do interior nortenho no final do século XIX, desde Trás-os-Montes ao Algarve.
- Construção de pontes que permitiram a ligação mais rápida entre povoações e cidades
- Construção de portos, instalação de telégrafos e telefones. Ampliação e melhoramento do porto de Lisboa. Reforma dos correios.
Desenvolvimento do mercado nacional com aumento do consumo de bens manufacturados e condições para o desenvolvimento dos diversos sectores nomeadamente manufactureiro e agrícola. Desenvolvimento também das comunicações internacionais a partir dos portos de Lisboa e Leixões.
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